sábado, 27 de abril de 2013

ESMALTAÇÃO


A esmaltação a fogo em joalheria é utilizada desde a antiguidade, com o objetivo de aplicar cores às joias. Era frequentemente empregada em substituição a pedras preciosas. As primeiras cores a serem usadas imitavam algumas gemas específicas como lápis lazuli, turquesa, granada.

O esmalte empregado nesta técnica resulta de uma combinação de vidro incolor com óxidos metálicos que dão coloração ao vidro.  Os metais mais utilizados para a esmaltação a fogo são o cobre, a prata e o ouro. Quando aquecido a aproximadamente 800°C, o esmalte torna-se líquido e adere à superfície do metal.

 Os esmaltes podem ser opacos, transparentes e opalescentes.

Existem várias técnicas de esmaltação. As mais aplicadas em joalheria são:

1.      Basse Taille ( "baixo entalhe") -  padrões ou desenhos são gravados na superfície do metal e, após a esmaltação com esmaltes transparentes, tornam-se visíveis através do vidro.



                                                     Brincos Vitorianos

 

2.      Champlevé  ("campo elevado") - são feitas depressões na peça pelo processo de corrosão por ácido e o esmalte é aplicado nessas depressões, deixando áreas de metal exposto. Esta técnica tem sido a mais popular forma de esmaltação.

                                 Brincos em prata, citrino e esmaltação em champlevé, de Melanie Burrows

 

3.      Cloisonné ("cela", espaço fechado) - fios muito delicados de metal são dobrados sobre um fundo em cobre, prata ou ouro, formando desenhos. O esmalte é depositado dentro desses espaços fechados.



                                                                             Pingente em cloisonné de Michael Romanik 

4.      Grisaille: ("grisalho" ou "acinzentado") -  é uma forma de pintura com esmalte em tons monocromáticos. Nessa técnica, aplicam-se sucessivas camadas de esmalte branco em um fundo esmaltado preto, criando vários tons de cinza.
 
                     Taça e prato em porcelana da chinesa da companhia das índias. Decoração grisaille e ouro representando Santo Inácio de Loyola.




5.      Limoges - diferentes cores de esmalte são aplicadas na superfície do metal sem a separação por fios ou relevos.

                                                                                           Vaso em porcelana, decorado com Limoges e ouro.

 

6.      Plique-à-jour ("aplicado em espaços vazados" ou "membrana por onde passa a luz do dia") - assemelha-se a um vitral em miniatura; as peças não possuem um fundo para a proteção do esmalte. Foi uma técnica de esmaltação muito famosa na época da Art Noveau.

  


                                                                         Bracelete Art Noveau em plique-à-jour (1910-1920)

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